Entrevista Com o Professor Lino Délcio

Por: Alex Sousa.
Confira Entrevista com o Professor Lino Délcio que Apesar de Jovem já é Considerado um dos Melhores Personal Trainer de Atletas de Alto-rendimento do Estado Do Ceará e Está fazendo um Belo Trabalho com a Atleta Profissional Isabela Sousa

1) Professor Lino Délcio, Você está fazendo a preparação física da atleta profissional de Bodyboard Isabela Sousa que é considerada uma das grandes revelações no Bodyboard mundial nos últimos tempos. Como surgiu o interesse de fazer esse trabalho com a atleta?

LD - O interesse surgiu a partir de um evento de esportes radicais que participei junto com seu treinador, Orleans. Conversamos sobre rendimento esportivo em algumas modalidades esportivas e ao me falar que treinava a top 3 no ranking mundial e que ela não tinha um acompanhamento na parte física, perguntei se era do interesse dela realizar um trabalho que a deixasse melhor fisicamente para poder competir nas etapas do mundial. Fui então, apresentado a atleta e demos inicio aos trabalhos.


2) Professor fale um pouco sobre sua formação acadêmica e a sua experiência em preparação com atletas de alto rendimento. Você fez alguma especialização específica?

LD – Sou formado em Educação Física pela Faculdade Católica do Ceará e especializado em Treinamento Esportivo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Como Preparador Físico, tive a oportunidade de trabalhar com alguns atletas de Sandboard, como as Campeãs Mundiais e Sul Americanas Géssica Veras e Tâmila Dalila, participando dessas conquistas, e o Campeão Brasileiro Anderson Baixinho. Ainda no desporto de alto rendimento tive a oportunidade de acompanhar em estágio supervisionado a dupla vice-campeã Olímpica de Vôlei de Praia nos Jogos de Pequim, Márcio e Fábio Luis.

3) No Bodyboard, o impacto das manobras força muito os ombros e quadris, tem como ser feito um trabalho especifico voltado para o fortalecimento dessas regiões do corpo?

LD – Gosto muito de trabalhar com treinamento funcional, realizando gestos técnicos da modalidade esportiva. Assim dentro do princípio da especificidade fortalecemos a musculatura que absorve maior impacto e aprimoramos os movimentos da atleta. Nosso treino programado e dividido em etapas mais ou menos intensas. Sempre trabalhando o fortalecimento, a flexibilidade, a potência e a resistência da atleta.
4) Professor Lino, além da preparação física, com esse treinamento da para está aperfeiçoando alguma manobra? Como você adaptou os treinos voltados ao Bodyboard?

LD - Através do treinamento funcional consigo trazer movimentos semelhantes do esporte na água para fora d'água. Passei a assistir vários vídeos de atletas de alto nível, maior parte desses vídeos da própria Isabela, e fui elaborando exercícios para serem realizados nos treinamentos. Passei também a praticar o esporte para pode prescrever exercícios que se aproximem ao máximo da realidade do Bodyboard.

5) Você está fazendo esse trabalho com a Isabela há quase três meses, já dar para fazer um parâmetro da evolução da atleta durante esse período? Como estava o condicionamento da atleta antes e como está agora?

LD - Muita diferença. A condição física dela melhorou bastante nesse tempo. Antes de iniciarmos com o projeto de preparação física dela, realizamos uma bateria de testes neuromusculares, de flexibilidade e outros testes específicos, e nas reavaliações que fizemos, Isabela melhorou cada um deles. O trabalho vem sendo percebido por outros atletas do circuito mundial também, como foi comentado na etapa da Santa Catarina a velocidade e a potência muscular da atleta ao conseguir entrar no mar muito mais rapidamente do que alguns atletas "top" da categoria masculina.


6) Como é a dedicação da Isabela nos treinos?

LD - Enorme. Isabela sabe da impotância desse trabalho no desempenho dela e não mede esforços durante os treinamentos. É incrível a dedicação da atletas não só durante a parte física comigo, mas também nas simulações de baterias com o Orleans.


7) Sabemos que uma atleta Top do circuito Mundial como a Isabela viaja bastante. Quando ela está viajando é passado algum treinamento para ela fazer durante a viagem?

LD - Existe sim uma prescrição de treinamento para as viagens, para a manutenção da forma física. Sempre nos comunicamos via e-mail ou msn para um feedback dos treinamentos ou alteração do cronograma proposto.


8) Professor, você treina a Isabela na Faculdade Católica do Ceará (Marista), Fale um pouco da estrutura e do suporte que é dado para ser realizado esse treinamento com a atleta.

LD - A Faculdade Católica tem uma das melhores estruturas para a pratica esportiva no Ceará, e apóia incondicionalmente o esporte. Ao chegarmos com o projeto de preparação física da Isabela, o Prof. Francelino, Coordenador do Curso de Educação Física, e a Profa. Manuela, Diretora Acadêmica, nos receberam muito bem e se interessaram bastante por nosso projeto. Foi firmado um contrato com a atleta e a Instituição cedeu suas instalações para a realização do treinamento.


9) Para finalizar deixe um recado para aquelas pessoas que estão iniciando em alguma atividade física.

LD - Que elas sempre procurem um profissional e uma Academia regulamentados pelo CREF. Lembrem-se, com Saúde não se brinca.
Abraço!!

Contatos Professor Lino Délcio:
linoef@hotmail.com
(85) 8824 1144
Read More