Isabela Sousa bate os homens no Sintra Portugal Pro 2009 e fatura Expression Session no Feminino Isabela Ficou no Quinto Lugar

Por: Alex Sousa
sousa.alex10@yahoo.com.br

Foto: Tony D'Andrea - Hawaii

Isabela bate os homens e fatura Expression Session: Além das disputas finais neste domingo, ocorreu em Sintra a bateria da expression session. A disputa coloca na água diversos atletas, quem executar a melhor manobra fatura a sessão. Mesmo sendo a única mulher a disputar a categoria, a cearense Isabela Sousa levantou a praia após mandar um aéreo fantástico em uma onda para direita e faturou o título. A brasileira despachou nomes de peso como Guilherme Tâmega, Luis Villar, Amaury Lavehrne e mostrou toda a força do bodyboarding feminino.

Jeff Hubbard (HAV) Campeão do Sintra
Portugal Pro 2009 Foto IBA Divulgação

Resultados deste domingo:
Quartas de final masculino:
#1 – 1º Eder Luciano (BRA) x 2º Amaury Laverhne (REUN)
#2 – 1º Jeff Hubbard (HAV) x 2º Pierre Louis Costes
#3 – 1º Ryan Hardy (AUS) x 2º Hugo Pinheiro (POR)
#4 – 1º Ben Player (AUS) x 2º Mark McCarthy (AFS)
Semifinal masculino:
#1 – 1º Jeff Hubbard (HAV) x 2º Eder Luciano (BRA)
#2 – 1º Ryan Hardy (AUS) x 2º Ben Player (AUS)
Final masculino:
#1 – 1º Jeff Hubbard (HAV) x 2º Ryan Hardy (AUS)
Final feminino:
#1 – 1º Catarina Sousa (POR) x 2º Rita Pires (POR)
Final Drop Knee:
#1 – 1º Dave Hubbard (HAV) x 2º Ardiel Jimenez (CANA) x 3º Dave Winchester (AUS) x 4º

Ranking Mundial masculine após 8 etapas TOP 16:
1 – Jeff Hubbard (HAV) – 6220 pontos
2 – Mike Stewart (HAV) – 5333 pontos
3 – Guilherme Tâmega (BRA) – 5260 pontos
4 – Pierre Louis Costes (FRA) – 5050 pontos
5 – Ryan Hardy (AUS) – 5020 pontos
6 – Dave Winchester (AUS) – 4910 pontos
7 – Amaury Laverhne (REUN) – 4740 pontos
8 – Uri Valadão (BRA) – 4277 pontos
9 – Dave Hubbard (HAV) – 4220 pontos
10 – Ben Player (AUS) – 3960 pontos
11 – Mark McCarthy (AFA) – 3940 pontos
12 – Eder Luciano (BRA) – 3916 pontos
13 – Magno Oliveira (BRA ) -3911 pontos
14 – Paulo Barcellos (BRA) – 3825 pontos

15 – Manuel Centeno (POR) – 3740 pontos
16 – Luis Villar (BRA) – 3700 pontos

Ranking Mundial feminino após 5 etapas TOP 16:
1 – Eunate Aguirre (ESP) – 5225 pontos
2 – Jessica Becker (BRA) – 4745 pontos
3 – Neymara Carvalho – 4740 pontos

4 – LuzMarie Grand Perez (PRC) – 4385 pontos
5 – Catarina Sousa (POR) – 3980 pontos
6 – Rita Pires (POR) – 3965 pontos
7 – Natasha Sagardia (PRC) – 3285 pontos
8 – Isabela Sousa (BRA) – 3160 pontos
9 – Lumar Guittard (VEN) – 2955 pontos
10 – Izamar Vivas (VEN) – 2850 pontos
11 – Neuza Mochacho (POR) – 1965 pontos
12 – Maira Viana (BRA) – 1790 pontos
13 – Fabiana Correa (BRA) – 1745 pontos
14 – Juliana Freitas (BRA) – 1630 pontos
15 – Maylla Venturin (BRA) – 1610 pontos
16 – Lorraine Lima (BRA) – 1600
Fonte: Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa IBA Brasil – dancaboclo@yahoo.com.br
Read More

Isabela Sousa É Destaque no Sintra Portugal Pro 2009 e Garante Vaga nas Quartas

Foto: Maciel Dias.


O bodyboard feminino continua enchendo a torcida brasileira de orgulho. As meninas do Brasil, mais uma vez, se destacaram nas águas de Portugal e três atletas defenderão as cores verde-amarela nas quartas de final do Sintra Portugal Pro 2009, terceira etapa Grand Slam do circuito mundial IBA que distribui U$ 60.000,00 em prêmios, além de oferecer 1500 a campeã e mais 2000 ao vencedor entre os homens.

O dia começou com boas ondas, com séries de 1,5m e boa formação, e o round feminino mais disputado na manhã portuguesa, foi a bateria onde teve a participação três brasileiras. Isabela Sousa, do Ceará, foi o destaque, liderou a bateria para garantir sua vaga nas quartas. Já a segunda posição foi disputada onda a onda pela dupla capixaba Neymara Carvalho e Maylla Venturin. Maylla tinha certa vantagem até os instantes finais da bateria, mas foi nos instantes finais que a tetracampeã mundial achou a onda salvadora para virar a bateria e seguir na disputa pela ponta do ranking mundial.

A dupla cearense Roberto Bruno e Fábio Rodrigues, disputaram baterias no sexto round, mas não tiveram a mesma sorte do atleta capixaba Lucas Nogueira capixaba e acabaram eliminados da competição.

Nesta sexta-feira deve ocorrer a estréia dos tops-16, além da definição da quartas de final feminina. O Brasil conta com nove atletas na etapa e a expectativa é de que os brasileiros briguem pelo título nas duas categorias. A perna européia já serve de aquecimento para a etapa brasileira, que ocorre entre o dia 30 de setembro e 04 de outubro, em Búzios, na Praia de Geribá.
Uma nova chamada acontece nesta sexta-feira, às 8:30 (4:30 horário local). O evento tem cobertura ao vivo através do site http://www.portugalbodyboard.com/ ou www.ibaworldtour.com/live
Por: Alex Sousa.
Fonte: Danilo Caboclo.
Read More

Cearense Isabela Sousa Faz o Maior Somatório do dia em Portugal Entre as Mulheres.Isabela Fez 17,25 de 20,00 Possíveis.

Por: Alex Sousa.
Foto: Maciel Dias
Começou nesta terça-feira a terceira prova Grand Slam do circuito mundial IBA de Bodyboardig, o Sintra Portugal Pro 2009. Em ondas de 1,5, que quebraram em Sintra, Portugal, os melhores atletas do mundo iniciaram a busca pelos U$ 60.000,00 oferecidos em prêmios, além dos 1500 pontos no ranking mundial feminino e 2000 pontos no masculino.

No total, foram realizadas as baterias do round 1 e 2 da categoria feminino e os três primeiros rounds da profissional masculino. Destaque para a esquadra brasileira feminina que ditou o ritmo da competição e conseguiu garantir quatro atletas nas quartas de final

Isabela Sousa mostrou o motivo pelo qual é apontada com uma futura candidata ao título mundial. Com uma excelente escolha de ondas e um perfeito aproveitamento em suas manobras, a cearense totalizou 17,25 pontos, o maior entre as mulheres, e avançou para o round seguinte.

O Sintra Portugal Pro 2009 continua nesta quarta-feira. Uma nova chamada está marcada para acontecer as 8:30 (horário local). O evento pode ser acompanhado ao vivo através do site http://www.portugalbodyboard.com/ ou www.ibaworldtour.com/live.

Foto: Edivan de Sousa.

Fonte: Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa IBA Brasil –

Read More

Sintra Portugal Pro 2009

Falta Poucos dias para o Início do Sintra Portugal Pro 09


Cartaz do Mais Tradicional Evento
do Mundial de Bodyboard


Lisboa, 21 de Agosto de 2009 - Falta menos de uma semana para o arranque da 14ª edição do Sintra Portugal Pro e mais de 60 bodyboarders já asseguraram a sua presença nesta prova mítica do Circuito Mundial de Bodyboard. Este ano, de 25 a 30 de Agosto, espera-se que a competição conte com uma grande afluência de atletas, essencialmente pelo fato de continuar a ser a mais premiada do campeonato, e, por isso, uma das mais disputadas - o prize money total para 2009 ascende aos 60 mil dólares.
Depois da passagem entre 12 e 16 de Agosto por Viana do Castelo, a primeira etapa desta temporada na Europa e onde o brasileiro Eder Luciano se sagrou vencedor, os melhores bodyboarders da atualidade começam a disputar pontuações em Sopelana, Espanha (www.sopelanabbkpro.com), com a final apontada para o próximo Domingo, 23 de Agosto. Dois dias depois é a vez do Sintra Portugal Pro 09, edição que vai este ano incluir uma prova do Mundial de Dropknee, premiada com 5 mil dólares e para a qual já há bastantes incrições garantidas.
São certas na Praia Grande, as presenças de alguns dos grandes nomes da modalidade a nível internacional, como é o caso, entre outros, de Guilherme Tâmega, hexacampeão mundial e detentor do título de 2008 do Sintra Pro, os veteranos Jeff Hubbard e Mike Stewart, ou Uri Valadão, atual campeão do Circuito Mundial. Na categoria feminina, Neymara Carvalho é presença certa para defender o título mundial conquistado em 2008, mantendo-se por enquanto na segunda posição no ranking de 2009 - Eunate Aguirre é a atual líder, enquanto a nossa cearese Isabela Sousa ocupa o 5º lugar. Já as portuguesas Rita Pires e Catarina Sousa encontram-se, respectivamente, no 6º e 10º lugar da classificação geral, ambas com passagem prevista pelo Sintra Portugal Pro 09.
Entre os bodyboarders portugueses, Gastão Entrudo, na 11ª poisção da tabela com 1685 pontos, também é um dos favoritos do circuito, seguido de perto no ranking por outros dois compatriotas que se encontram em excelente forma, Rui Pereira, em 16º com 1361 pontos, e Rui Ferreira, em 19º e a totalizar 1314 pontos. Já Manuel Centeno e Hugo Pinheiro, ano após ano sérios candidatos ao título, estão, desta vez, bastante distantes no ranking. Centeno encontra-se em 39º, três posições abaixo de Ivo Mochacho (36º), com o derradeiro lugar da tabela ocupado pelo bodyboarder da Costa da Caparica Hugo Pinheiro (45º).
Aguarda-se então com toda a expectativa pelo início do Sintra Portugal Pro, 6ª etapa do Mundial de Bodyboard de 2009 a valer 2000 pontos para a categoria Masculina e 1500 para a Feminina, este ano ainda incluída no circuito Grand Slam, competição paralela criada pela IBA - International Bodyboarding Association (www.ibatour.com) que contribui com maior pontuação para o ranking e à qual apenas ascendem provas consideradas de destaque em termos de qualidade das ondas, excelência da organização, prize money e relevância histórica.
Entretanto, as inscrições continuam, com os atletas portugueses a terem de realizá-las exclusivamente através do site oficial da Federação Portuguesa de Surf - www.surfingportugal.com.
A 14ª EDIÇÃO DO SINTRA PORTUGAL PRO É ORGANIZADA PELA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE SURF EM COLABORAÇÃO COM A IBA - INTERNATIONAL BODYBOARDING ASSOCIATION E COM A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BODYBOARD, CONTANDO COM OS APOIOS OFICIAIS DA MEO/TMN, DA VITALIS, DA SUPER BOCK, DA CAETANO ZOOM, DO IDP, DA EASTPAK, DA TEMAHOME E DA SOULSPOTOS
OS MEDIA PARTNERS SÃO A MEGA FM, A ZONA RADICAL E REVISTA RIDE IT! (WWW.RIDEITBB.COM)

A Federação Portuguesa transmitira o Sintra Pro 2009 através dos sites www.sopelanabbkpro.com e www.ibatour.com

Confira no www.cearasurf.com.br tudo sobre o circuito mundial de Bodyboard.

Por: Alex Sousa
Fonte: Just Freitas.
Read More

Bicampeã Latino-Americana Embarca Hoje Rumo a Portugal

A cearense Isabela Sousa viaja nesta quita-feira (20/08) às 20:00hs, para encarar uma série de etapas do tour de 2009 em Portugal, e uma dessas que será a etapa de Sinta, valerá como Grand Slam que valem 1500 pontos e os outros eventos internacionais valem 1000 pontos. A pontuação dos eventos internacionais pode aumentar, de acordo com o aumento da premiação distribuída.

A atleta, vem fazendo um treinamento intenso esse últimos meses, de olho nessa perna européia que será de fundamental importância para o ranking de 2009.

Conversamos com a atleta antes de viajar:
“Estou indo bem focada para essas etapas e espero trazer um bom resultado para o Brasil e para o meu Ceará que tenho tanto orgulho de ser dessa terrinha maravilhosa” Diz Isabela.

Isabela finalizou os treinamentos competindo a segunda etapa do Cearense de Bodyboard onde a atleta competiu na categoria Profissional Masculino onde enfrentou grandes nomes do Bodyboard cearense. “É muito bom poder competir no Ceará, pois o nosso estado é um celeiro de grande atletas, ainda mais, poder competir entre os homens foi uma ótima preparação para as próximas competições” finalizou a atleta.

Isabela tem como seu patrocinador principal a PENA e Governo do Estado do Ceará (SESPORTE), conta ainda com os patrocínios das Pranchas Genesis e Hydro Fins e apoio da Faculdade Católica do Ceará.

Isabela em Sua Casa em um Momento de descontração.

Foto: Alex Sousa

Confira nas próximas atualizações, tudo sobre o circuito mundial de Bodyboard, em primeira mão no blog da atleta Isabela Sousa, http://www.isabelasousabb.blogspot.com/ e no site http://www.cearasurf.com.br/ que tem orgulho de ser nordestino.

Confira as datas dos eventos na Europa:
12 a 16 de Agosto (PORTUGAL)
Viana Pro - Praia Mariana, Viana do Castelo
Evento masculino
Prize Money: US$20,000
O Brasileiro Éder Luciano foi o Grande Vencedor.
18 a 23 de Agosto (ESPANHA)
Sopelana Pro - Sopelana
Masculino e feminino
Prize Money: US$20,000/ US$15,000
25 a 30 de Agosto (PORTUGAL)
Sintra Pro - Sintra (Grand Slam)
Masculino e feminino
Prize Money: US$40,000/ US$20,000
Treinando No Icaraí (BRZ/CE)
Foto: Edivan de Sousa.

1 a 2 de Setembro (PORTUGAL)
Miss Sumol - Praia Costa Nova
FemininoPrize
Money: US$5,000

9 a 13 de Setembro (PORTUGAL)
Peniche Pro - Praia Super Tubos
Masculino e feminino
Prize Money: US$20,000/ US$15,000

2 a 6 de Setembro (ESPANHA)
Deeply Ferrol Pro - Doninos (Ferrol)
Evento masculino
Prize Money: US$20,000

Texto: Alex Sousa.
Fotos: Alex Sousa / Edivan de Sousa
Read More

Isabela Sousa Compete No Circuito Cearense na Profissional Masculino

Por: Alex Sousa.
Ceará Bodyboard Fest 2009.

Com uma grande estrutura e com um sistema de notas online, terminou neste domingo (01/08) na praia do Futuro (CE) a 2ª etapa do cearense de Bodyboard de 2009. O mar amanheceu com ondas de meio metro com séries maiores.

No sábado (01/08) etapa teve início com a categoria iniciante masculino, logo após foi a vez da categoria amador masculino iniciar o seu primeiro round na seqüência foi a vez das meninas entrarem na água dando início as categorias iniciante feminino e amador feminino.

Devido a grande quantidade de atletas inscritos que superou todas as expectativas cerca,
e o diretor técnico da LCB Amadeu Júnior, resolveu colocar na água as finais das categorias iniciante e amador masculino para que seja cumprido o término do evento no horário programado. Cerca de 130 atletas inscreveram-se na etapa, o público compareceu em grande número, para prestigiar o evento.

A final iniciante masculino foi acirrada, dois atletas travaram uma disputa emocionante onda a onda e no final os dois tiveram a mesma pontuação, mas no critério de desempate que levou a melhor foi o atleta, Renan da Silva deixando em segundo lugar o atleta, Fernando Alves. Na terceira e quarta colocação ficaram os atletas, Paulo Kenedy e Antônio Germano Respectivamente.

Já na amador masculino o grande campeão foi o local da praia do futuro, José Willam, que desde os primeiros round mostrou ser bom conhecedor do pico e conseguiu uma brilhante vitória. Renato Rabelo ficou em segundo, Bruno Teófilo em terceiro e Diego Rodrigues em quarto.


Excelente Estrutura do Evento
No domingo (02/08), a etapa começou às 8:00 da manhã, com a categoria profissional onde destacamos as presenças dos atletas, Marcus Lima (RN) campeão do Isa Games, o atual Campeão cearense Luiz Gustavo, Tainam Monte, Ricardo Barbosa entre outros e da bicampeã Latino-Americana e Top do circuito mundial, Isabela Sousa que competiu na profissional entre os homens por não ter a categoria profissional feminino. Após a profissional será a vez das femininas mostrarem seu potencial.
Marcus Lima, Tainan Monte e Isabela Sousa.

A surpresa do domingo foi a eliminação do atual campeão cearense Luiz Gustavo, quartas que apesar da eliminação Gustavinho como é conhecido, é um dos favoritos para levar o título da temporada.
Isabela Sousa e Washington Lima


Quem também foi barrada nas quartas foi Isabela Sousa que mostrou que esta com um nível de surf muito bom, pois não é fácil competir entre os profissionais masculinos no circuito cearense, visto que esse circuito revelou e revela grandes nomes para o bodyboard brasileiro.

Na grande final profissional, Luis Sérgio que durante toda a etapa estava muito inspirado, pegou uma boa onda no início da bateria e em sua terceira arrancou 7.0 pontos dos juízes que definiu o título da etapa. A final foi composta por Igor Freitas que ficou em segundo, Ricardo Barbosa que sempre é um dos grandes favoritos ao título ficou em terceiro e o potiguar Marcos Lima em quarto.
Isabela


Já no feminino iniciante, Ana Lívia, garantiu o título da etapa e levou um prancha Genesis, Cely Silva que ficou com a segunda colocação, Isabelle Antunes foi a terceira e Rebeca Fontenelle ficou com a quarta colocação

Na amador feminino, Natália Santiago foi o destaque entre as mulheres levou o título da etapa. Em segundo ficou a atleta Dalete Mousinho que é esposa do Pentacampeão Brasileiro Roberto Bruno. Na terceira colocação ficou com a atleta Jamille Ferreira e na quarta colocação ficou Cláudia Casas que estava na disputa direta pelo título da temporada.

Na open feminino que levou a melhor foi Patrícia Sétubal, que mostrou estar passando por uma boa fase, em segundo ficou a atleta Renata Úrsula, Patrícia Helena e Natália Santiago terceira e quarta colocada respectivamente.


Fotos: Alex Sousa

Resultado Completo:

Iniciante Masculino:
1- Renan da Silva.
2- Fernando Alves.
3- Paulo Kenedy.
4- Antônio Germano.

Amador Masculino:
1- José Willam.
2- Renato Rabelo
3- Bruno Teófilo
4- Diego Rodrigues.

Iniciante Feminino:
1- Ana Lívia.
2- Cely Silva.
3- Isabelle Antunes.
4- Rebeca Fontenelle.

Amador Feminino:
1- Natália Santiago.
2- Dalete Mousinho.
3- Jamille Ferreira.
4- Cláudia Casas.

Open Feminino:
1- Patrícia Sétubal
2- Renata Úrsula.
3- Patrícia Helena.
4- Natália Santiago.

Profissional:
1- Luis Sérgio.
2- Igor Freitas.
3- Ricardo Barbosa.
4- Marcos Lima.

A etapa conta com os patrocínios das loja Tentbeach, Cobra D’agua, Pranchas Genesis e apoios; Sucos Jandáia Impacto Tattoo, Adorágua, Baraca Porto Beach, Casa de Arte Digital, Afio Design e cobertura especial do site www.cearasurf.com.br, orgulho de ser nordestino.

Fotos: Alex Sousa.

Read More