sábado, 17 de setembro de 2011

Conexão México

Porque Surf Também é cultura
Puerto Escondido – Uma viagem dentro e fora d’água

Durante vários dias venho falando sobre as ondas da Praia de Zicatela, Puerto Escondido. Hoje, pedirei licença para falar um pouco sobre a cultura de Oaxaca, o estado mexicana no qual estamos e que é considerada uma das regiões mais ricas culturalmente do México.



Equipe Reunida.
Foto: Natinho Rodrigues / Diário do Nordeste.

A diversidade da cultura de Oaxaca se reflete na arte, na tecelagem, nas cores, nos odores e sabores da região. A herança do povo Zapoteca, antiga civilização pré-hispânica que habitava essa região antes da invasão espanhola sobrevive nos costumes e tradições da população.
Isabela Sousa.
Foto: Natinho Rodrigues / Diário do Nordeste.

Natinho Rodrigues e Isabela Sousa.
Foto: Natinho Rodrigues / Diário do Nordeste.

Pablo Neruda foi quem anunciou para o mundo que “O México autêntico está nos mercados” e realmente, basta entrar em qualquer um deles para confirmar o que o poeta chileno queria dizer com sua afirmação. É no mercado que você mergulha na alma mexicana. As dezenas de espécies de pimentas, aqui chamadas de chiles, a riqueza dos aromas, os sabores imprevisíveis, os nomes impossíveis de serem pronunciados, as réplicas dos tesouros arqueológicos da região, as mantas coloridas evidenciando o traço indígena marcante, as piñatas, tudo no mercado remete o visitante a um mergulho nos sentidos e na cultura mexicana.
Equipe Reunida.
Fotos: Natinho Rodrigues / Diário do Nordeste.


Nossa visita ao mercado de Puerto Escondido durou apena uma tarde, mas foi mais que suficiente para ter uma aula sobre a cultura local e claro, para comprar alguns souvenirs exóticos como as tradicionais mantas mexicanas ou os famosos sombreros, aqueles chapéus de abas grandes e bem enfeitados, característicos da cultura do México.
Todos nos divertimos muito nessa visita, conversando com os vendedores, falando sobre o Brasil, surf e futebol, experimentando pratos e escolhendo “regalos”, que significa presentes em espanhol.
George Noronha e Natinho Rodrigues
Foto: Natinho Rodrigues / Diário do Nordeste.
PENA.
Foto: Natinho Rodrigues / Diário do Nordeste.

Para completar esse giro cultural, após chegarmos do mercado, fomos jantar ao som de um grupo Mariachi, que entoaram canções tradicionais, um desfecho perfeito para o dia em que pudemos sentir na pele que, surfar, muito mais que somente pegar onda, também pode ser uma ótima oportunidade de enriquecimento cultural e pessoal.
Fotos: Natinho Rodrigues / Diário do Nordeste.


Por hoje é só.
Hasta luego amigos…
LINK PARA A MATÉRIA DO DIÁRIO DO NORDESTE:
Esse projeto é uma realização do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE e Sistema VERDES MARES de Comunicação e conta com o apoio das marcas PENA e GREENISH, Bioboard Travel Viajens e Turismo e Minds English School


Por: George Noronha - W. Noronha Comunicação Ltda.
LEIA MAIS

0 comentários:

Postar um comentário